A Fada Do Lar
Download ---> https://cinurl.com/2tlBmH
Em ambos os trabalhos, a personagem é assediada. Porém, um dia, Vera acaba por agredir um cliente, sendo condenada pelo tribunal a fazer serviço comunitário num lar de terceira idade, e acaba por ser uma lufada de ar fresco para os idosos que lá se encontram, conseguindo mudar pouco a pouco as suas vidas.
Quando reage violentamente a um cliente mais atrevido é condenada a cumprir serviço comunitário num lar de idosos, onde a sua irreverência e juventude irá chocar com o caráter autoritário e desumano da diretora. Para os idosos, Vera é uma lufada de ar fresco que irá mudar as suas vidas, transformando-se na verdadeira fada do lar...
Em relação ao argumento de A Fada do Lar, lê-se na sinopse que após ter sido abandonada pelo companheiro, que a deixou com dois filhos pequenos e uma série de dívidas para pagar, Vera vê-se forçada a arranjar dois empregos. De dia é caixa num supermercado e à noite dança num bar de striptease. Assediada em ambos os trabalhos, Vera reage violentamente quando um cliente do bar é mais atrevido, sendo condenada em tribunal a cumprir serviço comunitário num lar de idosos, onde a sua irreverência e juventude irá chocar com o autoritarismo da diretora. Para os idosos que vivem no lar, Vera é uma lufada de ar fresco que a pouco e pouco irá mudar as suas vidas, transformando-se na verdadeira fada do lar.
N2 - O facto das eleições presidenciais de 1949 terem sido as primeiras em que as Oposições apresentaram um candidato unitário seu contra o da Situação não constitui a única originalidade destas eleições. A juntar a esta, está o facto desta campanha eleitoral ter sido a primeira em que as mulheres irromperam na vida pública em Portugal, adquirindo visibilidade e peso político enquanto género e já não apenas, como até então acontecia, como a excepção à regra da exclusão da esfera política da generalidade das mulheres. As oposicionistas não se limitaram a ser as parceiras no feminino nas bandeiras da oposição, o que já não seria pouco. Apresentaram publicamente um diagnóstico impiedoso da realidade das portuguesas fortemente contrastante com o imaginário salazarista da mulher fada do lar. E introduziram uma agenda feminista no panorama político português de meados do século passado que, muito por via de uma das grandes polémicas da campanha, a questão religiosa, teve um fortíssimo impacto na opinião pública, obrigando a um contra-ataque do regime, significativamente também protagonizado por mulheres./ The fact that the presidential elections of 1949 were the first in which the opposition put a single candidate up against that of the regime was not its only novelty. This electoral campaign was also the first in which women broke through into public life in Portugal, gaining visibility and political weight as a group and not only, as had previously been the case, as the exception to the rule of most women being excluded from the political sphere. Female opposition activists did not restrict themselves to being women in the opposition ranks, although that in itself would have been significant. They publicly outlined a merciless diagnosis of the situation of Portuguese women that contrasted starkly with the approved Salazarist image of demure housewife. And they introduced a feminist agenda into the mid-century Portuguese political scene that, largely thanks to one of the major controversies of the campaign, the religious question, had a big impact on public opinion: forcing the regime to mount a counter-attack that, significantly, was also fronted by women.
AB - O facto das eleições presidenciais de 1949 terem sido as primeiras em que as Oposições apresentaram um candidato unitário seu contra o da Situação não constitui a única originalidade destas eleições. A juntar a esta, está o facto desta campanha eleitoral ter sido a primeira em que as mulheres irromperam na vida pública em Portugal, adquirindo visibilidade e peso político enquanto género e já não apenas, como até então acontecia, como a excepção à regra da exclusão da esfera política da generalidade das mulheres. As oposicionistas não se limitaram a ser as parceiras no feminino nas bandeiras da oposição, o que já não seria pouco. Apresentaram publicamente um diagnóstico impiedoso da realidade das portuguesas fortemente contrastante com o imaginário salazarista da mulher fada do lar. E introduziram uma agenda feminista no panorama político português de meados do século passado que, muito por via de uma das grandes polémicas da campanha, a questão religiosa, teve um fortíssimo impacto na opinião pública, obrigando a um contra-ataque do regime, significativamente também protagonizado por mulheres./ The fact that the presidential elections of 1949 were the first in which the opposition put a single candidate up against that of the regime was not its only novelty. This electoral campaign was also the first in which women broke through into public life in Portugal, gaining visibility and political weight as a group and not only, as had previously been the case, as the exception to the rule of most women being excluded from the political sphere. Female opposition activists did not restrict themselves to being women in the opposition ranks, although that in itself would have been significant. They publicly outlined a merciless diagnosis of the situation of Portuguese women that contrasted starkly with the approved Salazarist image of demure housewife. And they introduced a feminist agenda into the mid-century Portuguese political scene that, largely thanks to one of the major controversies of the campaign, the religious question, had a big impact on public opinion: forcing the regime to mount a counter-attack that, significantly, was also fronted by women. 59ce067264